sexta-feira, 29 de maio de 2009

Blog da Maria Bunita

SOBRE MIM...
Maria Bonita
A RAINHA DO CANGAÇO!

Tomei foi fama sabe?! Agora dispois de véia. ” Maria BONITA?”, não era bem esse meu nome não, sabe? As veiz o pessoal me achamava de Maria de Lampião, o cabra que é o meu marido, muito arretado, cabra valente, esse sim era meu Lampião... O mió marido que alguém pudia querê, me "dava" um montão de jóias (roubadas) mas tudo bem! Quero saber quem é a muié de hoje que não ia querer jóias! Quem era essa?!!
Ainda mais nessa mardita crise, não deixaria de ser uma segurança, né mermo?
Eu fui a primera muier em argumas coisa na minha famía: a primeira muier a se separar do marido, a primeira muier a entra no bando de cangaço de ômi, e me casei com o Virgulino, que me chamava de Maria Déia. Vô conta pra oceis um pôco da minha vida...
Eu nasci, no dia 8 de março de 1911, meus pai se chamava Maria Joaquina e José Gomes; com 15 anos eu me casei , com José Miguel da Sirva , mai conhecido pero povo como Zé Neném, o sapateiro la das banda, só que nois brigava muito, era uma vida ruin sabe? E ele também num pudia ter fio... Quando eu me retava com ele, eu me picava para a casa de mainha e painho, e foi bem assim que cuinhecí Lampião, lá por vorta de 1929. Meus pai vivia em Santa Brígida, na Bahia, e ele já passava por lá por essas redondesa, indo a caminho de Sergipe, meus pai já gostavam dele, eles admiravam ele, e eu também é craro, mar num é que mainha contou a ele da minha admiração com a sua pessoa? Ele pediu que bordasse uns lenço para ele e na sua volta por ali, além dos lenço, me levou também junto com ele.
Eu la no bando era tratada como “a esposa o chefe”, muito respeitada, por causa de que eu não era só bonitinha não, eu era retada também... Hoje em dia as foto que ocêis tem de mim são é veia viu? Eu era, a típica muier sertaneja; baixinha, meio cheinha, meus oios e cabelos escuro... aaih, meus dente eram bunito por demais (que falta dos original), minha pele morena clara.
Aainh , como que eu sou apaixonada pelo meu véio, eu tive quatro barriga, três eu perdi, só me restou minha fia, Expedita, que nasceu no dia 8 de setembru de 1932. Eu quase que murria, mais Lampião, me lembro como hoje, foi no dia 28 de julho de 1938, nóis tava acampado mais o bando na fazenda Angico, no município de Porto da Folha - Sergipe, ai tava eu, Lampião e Enedina, que era a ama-seca de Expedita, ai uma das muier, tava vendo umas luiz, bem próxima de nois, oxi, nois catô, tudo e se picamo, Lampião não deixava nada em dúvida, se achava, nóis já tava se picando... Demorou uns 4 anos nóis saiu do bando por causo da nossa fia, era muito pirigoso pra ela.
Esses dia eu tava no youtube, vendo uns vídio meu e de virgulino, pensei imediatamente em fazer umas prastica, com um dinheirinho guardado, tu sabe né? Nós nessa terra de meu Deus, só tem as coisa se juntá. Ou eu não sei se dô um carro pra Expedita, de formatura, pa moide ela se locomover, mior, por que as condição dos onibos de hoje, ein? Deus me livre!
Minha vida ta é boa, agora eu vivo é de conta minha história aqui na net pra moide as pessoa desse Brasiusão!!!

(Anne Karolliny 8B)

Um comentário:

  1. Gostei muito da inisiativa de Anne Karolliny pois ela botou os erros de ortografia como se fosse a propria Maria Bonita que estivese falando.

    ResponderExcluir